Algumas traduções são dadas ao mesmo Kanji ou ideograma japonês Take ou também pronunciado Bu:

- Guerreiro e valoroso.
- Relativo as Artes da Guerra.
- Bambú.
Estudando-se a origem do ideograma nascido na china ele era frequentemente usado na época dos samurais, associava-se o BU a coisas pertinentes a guerra. Contudo a tradução mais antiga e fidedigna é governar e servir o povo.

O TAKE AIKIDO DOJO foi criado para cumprir uma missão: Proteger e cuidar do Aikido para que a partir dos ensinamentos de Morihei Ueshiba possamos enraizar e frutificar a filosofia do caminho, paz e harmonia. Contribuindo sempre para gerar ondas fluídas positivas para o bom funcionamento do nosso universo.

Instrutor(dojo cho): Sensei Aristeo










O Aikido é simplesmente um passatempo ? (por Stanley Pranin)

Eu tenho mencionado em artigos recentes de nossas estimativas  sobre o grau elevado de crescimento do Aikido no Japão e outros países.
Enquanto os nossos números são menores do que várias das estimativas oficiais, porém acredito representam uma forte evidência da penetração do aikido em culturas mundiais.
Com isto em mente, eu tenho várias idéias sobre como que aikido é praticado em muitas escolas, hoje,
e suas implicações para o desenvolvimento da arte ao longo do tempo.
Aikido é muitas vezes referida como um esporte quando ele é comentado por leigos.
Quando isso acontece, por vezes, colocamos objeções ao termo "esporte"e indicamos que o Aikido é realmente uma "arte marcial".
Mas se você olhar de perto, descobrimos que as pessoas muitas vezes não usam o termo "esporte" no sentido estrito da palavra e o que eles realmente querem dizer é algo como uma atividade de lazer ou hobby do que uma atividade competitiva.
Se pararmos e refletir por um momento muitas das pessoas envolvidas na prática do aikido o vêem como um passatempo ou uma mera forma de exercício fisico.
Como você expressa esta atitude na formação? Uma idéia que vem imediatamente à mente é que o Aikido é praticado em muitos dojos, com movimentos do uke  que são pouco mais do que uma caricatura de um ataque.
Isto é devido à ênfase sobre a implementação das técnicas, por oposição ao ensino dos conceitos básicos sobre como executar um ataque honesto e de forma controlada.
Ataques preguiçosos e descuidados são também uma das principais causas de críticas do aikido
por praticantes de outras artes marciais.
Além de ser difícil ou impossível de executar a técnica adequada ataque contra um apático,
é esta
atitude relaxada que contribui para a formação de hábitos frívolos por ambos os praticantes: uke e nage.
Estes são, no entanto,  movimentos contraproducentes para o desenvolvimento da força muscular e articulações e o condicionamento fisico geral necessário para a prática segura das técnicas poderosas do Aikido.
Acho que a principal responsabilidade desta abordagem negligenciada a prática do aikido
encontra-se com os instrutores que não conseguiram entender a essência dos métodos e intenções
o fundador na criação de sua arte.

Será que eles precisam ser técnicos do aikido eficaz? Argumenta-se ainda, por vezes, que as técnicas de aikido seria, em qualquer caso, de uso limitado em uma luta real e mesmo se fossem, como eficaz seria ante a uma arma letal como uma pistola.
A premissa subjacente é que é terrivelmente importante que as técnicas que praticamos possa ser eficiente para ter uma aplicação marcial.
Portanto, por extensão, dizem os defensores dessa visão, não há nada de errado com a prática em um ambiente agradável e descontraído.
A maior falha que encontro com esta maneira de pensar é que se esquecem as conseqüências deletérias de tais práticas Aikidokas em sucessivas gerações.
Se usarmos o aikido ensinado por Morihei Ueshiba após o fim da guerra como uma tabela de medição pelo qual julgamos arte contemporânea, podemos achar que são ministradas hoje aulas e treinos menos técnicos e há pouca ênfase em áreas fundamentais como atemi, uso de armas e técnicas de prática tais como koshiwaza e hanmi handachi, que faziam parte do currículo de arte original.
Para não mencionar a quase total ignorância da fonte e conteúdo a mensagem espiritual do fundador.
Para continuar este processo por mais tempo temo o futuro do "aikido" em muitos dojos, chegará a ser irreconhecível como tal.
Aikido tem uma rica herança como um das mais importantes expressões dinâmicas da longa tradição marcial japonesa.
Morihei Ueshiba, o criador do Aikido, infundido com o complexo e técnicas sofisticadas que ele aprendeu em sua juventude com uma visão humanista das artes marciais como ferramenta para a resolução pacífica de conflitos.
É esta combinação única de utilidade, forma e ética, que é responsável pelo impacto de aikido
para as gerações modernas.
De alguma forma, a visão do fundador era talvez muito revolucionária.
Parece ter sido demais para Morihei Ueshiba esperar que o mundo desse um considerável salto conceitual necessário para transformar as ferramentas de guerra em instrumentos de paz.
Visto desta perspectiva, o estado atual do aikido é visto como uma forma suave de exercício a ser seguido em ambientes relaxados e amigáveis e isto é apenas um sinal dos tempos em que vivemos,
onde tudo que é fácil e divertido é mais atraente que as atividades que resultam em recompensas como do esforço fisico e mental aplicado por períodos prolongados.