Algumas traduções são dadas ao mesmo Kanji ou ideograma japonês Take ou também pronunciado Bu:

- Guerreiro e valoroso.
- Relativo as Artes da Guerra.
- Bambú.
Estudando-se a origem do ideograma nascido na china ele era frequentemente usado na época dos samurais, associava-se o BU a coisas pertinentes a guerra. Contudo a tradução mais antiga e fidedigna é governar e servir o povo.

O TAKE AIKIDO DOJO foi criado para cumprir uma missão: Proteger e cuidar do Aikido para que a partir dos ensinamentos de Morihei Ueshiba possamos enraizar e frutificar a filosofia do caminho, paz e harmonia. Contribuindo sempre para gerar ondas fluídas positivas para o bom funcionamento do nosso universo.

Instrutor(dojo cho): Sensei Aristeo










Seminário Shihan Y. Yamada - São Paulo 2010

.... sobre o seminário.




Algumas palavras definem bem o que foi o seminário deste ano do Sensei Yamada :
- Inspirador.
- Alegre.
- Compromisso - em ensinar o Aikido de forma simples, elegante e eficiente.
- União.

Sensei Yamada é muito carismático e sensível ao nosso aprendizado e desenvolvimento. Ele tem uma paciência e sabedoria que me toca profundamente e me faz pensar em toda herança que O`sensei nos deixou. Sinto que quando estou recebendo instruções e compartilhando o tatame com Sensei Yamada estou mais perto do Fundador do Aikido e de seus ensinamentos mais puros sobre os fundamentos do caminho de paz, amor e harmonia no universo.
Sensei Yamada a cada ano que passa demostra-nos o caminho mais claro da Arte do Aikido como príncipio moral e ético para usarmos em todas as situações de nossa vida.
A nós praticantes do Aikido e alunos de Sensei Yamada temos que honrar nosso mestre treinando e divulgando seus ensinamentos de forma simples, alegre e com humildade e com certeza cumpriremos nossa missão para com o Fundador do Aikido, a missão de criarmos sempre a harmonia de toda natureza.
Meus agradecimentos a todos alunos do Take Dojo que puderam participar do seminário e desde já fica o convite para celebrarmos juntos no ano que vem 20 anos de Sensei Yamada no Brasil.
Segundo suas própias palavras "...não vamos treinar técnicas no tatame, somente dançar e comemorar..."
Para finalizar meus mais sinceros e emocionados agradecimentos aos meus grandes mestres que me mostraram e continuam a mostrar-me o caminho:
Sensei Breno Oliveira, Sensei Nelson Ferrone e Sensei Eduardo Dutra.
Sensei Aristeo
Imagens do Seminário